Translate

06 maio 2010

Bulgária versus Índia 2

Continua o desafio entre o bulgário Topalov e o indiano Anand para saber que é o campeão mundial de xadrez. Na partida de número 7, Topalov, em desvantagem no placar, fez os primeiros 15 lances em 3 minutos, incluindo um sacrifício de uma peça no nono lance. Isto é algo espantoso, pois cada jogador possui duas horas para fazer os quarenta primeiros lances. O indiano Anand levou muito tempo para analisar os lances, mas conseguiu controlar os nervos e o tempo. O jogo terminou num empate em pouco mais de cinqüenta lances.

Na partida seguinte, Topalov jogando de brancas construiu uma vantagem de posição que levou a uma vitória. O placar agora está empatado, já que cada um possui duas vitórias, com quatro empates. Faltam quatro partidas, sendo a nona iniciando hoje – dia 6 de maio – as 9 horas de Brasília. O novo campeão mundial será aquele que conseguir 6,5 pontos no mínimo: uma vitória vale um ponto, um empate meio e a derrota zero.

Duas curiosidades: (1) uma das partidas do match teve que ser interrompida por falta de energia elétrica no Clube Militar de Belgrado, onde ocorrem os jogos; (2) há alguns dias morreu o dirigente filipino Carpomanes, que ficou famoso por beneficiar Karpov no match contra Kasparov, na década de oitenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário