Translate

21 fevereiro 2011

O que deve ter uma "conclusão" de um trabalho científico? II

Uma leitora faz a seguinte pergunta sobre a conclusão:

Até que ponto podemos dar nossa opinião sincera sobre os achados? Como no Brasil eles prezam muito a impessoalidade, fico sem saber opinar e optava pela receita errada de colocar um resuminho + as sugestões para futuras pesquisas. Eu posso, por exemplo, escrever: "tal resultado ocorreu provavelmente em decorrência a isso e aquilo"? Posso incluir esse provavelmente, como nos textos estrangeiros?`Ou essa opinião é um meio termo entre isso e a impessoalidade?
Observe que não podemos confundir o tempo verbal com a opinião. No Brasil é costume empregar o impessoal (“utilizou-se”), ao contrário dos textos estrangeiros (“utilizamos”). A única regra, em minha opinião, é ser coerente: se começou usando o impessoal no texto, todo o texto deve estar no impessoal.

A opinião sobre os achados deve ser coerente com o que foi encontrado. Neste caso, é importante não deixar nenhuma possibilidade de lado. Como fazemos isto? Em lugar de afirmar que “tal resultado ocorreu em decorrência disto” usar sua sugestão: “tal resultado ocorreu provavelmente em decorrência disto”. A razão para usar o “provavelmente” é simples: o conjunto de limitação existente na sua pesquisa.

2 comentários:

  1. Errado. uma pesquisa científica jamais deve incluir a opinião do pesquisador. ela é sustentada em testes, resultados e fatos, que são maiores do que a opinião.
    Se você der a sua opinião sobre algum trabalho, isso já não se chama mais trabalho científico. pode ser uma resenha, uma crítica, qualquer coisa mais para essa linha.
    À disposição

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há controvérsias. Em muitas bancas que participei, os examinadores fizeram questão de destacar que o pesquisador poderia dar posição sobre o assunto, a partir dos dados da pesquisa. Ao contrário do que o seu "à disposição" indicaria, não creio que seja uma questão "fechada".

      Excluir