Translate

06 maio 2011

Dropbox

Eu já perdi arquivos de todas as formas possíveis e imagináveis. Já terminei uma apresentação pra uma aula do mestrado e não achei por um bom tempo aonde eu a tinha armazenado (foi parar em uma pasta de arquivos temporários da internet porque eu utilizei diretamente um anexo do Outlook sem utilizar a opção de salvar numa pasta regular), já fui vítima de bruxaria e o arquivo simplesmente não abria mais, já tive pastas deletadas por irmãos desatentos, isso sem contar no bom e velho vírus! Recentemente teve um dilúvio em Brasília que danificou prédios da UnB. Li e ouvi relatos de pessoas que perderam computadores e backups. Isso tudo só tem um resultado: desespero total.

Quem já sofreu a perda de um importante trabalho sabe como o luto é doloroso. E para vocês que eu escrevo essa postagem! Existe salvação!!! Existem formas mais fáceis de não sermos alvo das tocaias do destino!!! (Ao menos em relação aos arquivos digitais, por hora).

Vou contar pra vocês um segredo valioso: existe um tal dum programa çhamado “dropbox” que já salvou algumas vidas. A magia do programa, de uma forma resumida, é a seguinte: ao instalá-lo, é criada uma pasta no seu computador. Você simplesmente copia seus arquivos pra lá e é tudo sincronizado com a sua pasta na web de forma automática! Sem precisar mandar e-mails com cópias, sem precisar de formulários na web. (Você pode inclusive compartilhar essa pasta com o seu orientador pra que ele esteja sempre atualizado quanto ao progresso do seu trabalho! Mas né... não vamos falar sobre isso.)

Vou repetir uma parte: “Você simplesmente copia seus arquivos pra lá e é tudo sincronizado com a sua pasta na web de forma automática”. Depois que você salvou o arquivo no Dropbox uma vez, ele vai se atualizando sozinho de acordo com as modificações no arquivo mestre do seu computador, independente da pasta que ele esteja. Isso por que eles são linkados pelo programa. Sensacional!

Mais algumas vantagens:
- A troca de arquivos entre usuários é segura, pois utiliza certificados digitais SSL (Secure Socket Layer);
- A interface é simples;
- Não há publicidade e propaganda.

Modo de usar: Baixe o programa e cadastre-se. Depois de instalado, aparecerá uma caixinha azul no seu desktop (ou na sua lista de programas). Basta clicar no ícone que a pasta do Dropbox se abrirá. Para copiar os arquivos, faça da mesma forma como você já movimenta arquivos entre pastas e drives (copiar -> colar; ctrl + c -> ctrl + v).
O programa já cria algumas pastas, mas você pode acrescentar outras e utiliza-las sem problemas.
O site disponibiliza um vídeo para quem quiser aprender mais: aqui.

Mas...O único problema é que o espaço de graça é pequeno. Para poder utilizar melhor os recursos do programa é necessário pagar. O básico é de graça e te oferece 2 GB de memória. Para ter 50 GB você deve pagar uma mensalidade de US$ 9,99; para 100GB a mensalidade é de US$ 19,99.

Porém... Há outras formas de aumentar o seu espaço, dentre elas:

- Utilizando o recurso "envio da câmera";
- Fazer um "tour";
- Instalar no seu desktop, em seguida no seu celular;
- Indicar amigos (500MB por cada convite aceito);
- Compartilhar pastas;
- Enviar sugestões de melhoria...

[Série "Invadindo o mundo da ciência da informação": Portal CapesAgregador de FeedsDropboxJabRefPlagius]

Nenhum comentário:

Postar um comentário