Translate

08 maio 2012

Xadrez

Quinta-feira inicia a disputa do título de campeão mundial de xadrez. De um lado, o atual campeão, o indiano Anand. Do outro lado, o desafiante, o israelense Gelfand.

Atualmente não são os melhores jogadores do mundo e isto irá tirar um pouco da atenção para a disputa: no xadrez medimos a força de um jogador pelo seu rating. Um jogador forte possui um rating acima de 2600 pontos. Hoje 45 jogadores possuem mais de 2700 pontos, nenhum deles brasileiro e somente uma mulher.

O jogador mais forte hoje é o jovem norueguês Carlsen, com 2835 pontos. O segundo melhor, o armênio Aronian, com 2825 pontos. O russo Krammik tem 2801 e completa o trio dos jogadores com mais de 2800 pontos de rating. Anand já esteve neste grupo, mas seus últimos resultados não foram bons. Gelfand chegou no máximo entre os sete melhores do mundo, em 2009.

Na disputa para eleger o desafiante, Aronian e Krammik ficaram no caminho. Carlsen, por não concordar com a forma de escolha, não participou. Para quem pretende acompanhar, recomendo Chessbomb.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário