Translate

09 agosto 2012

Ainda Petrobrás

Sobre a questão da baixa contábil dos poços na última Demonstração Contábil a notícia continua:

O acúmulo de 41 poços secos ou subcomerciais em apenas três meses, como reportado pela Petrobrás em relação ao segundo trimestre do ano, é raro e demonstra, caso a quantidade seja confirmada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), um erro estratégico [1], avalia o geólogo Carlos Jorge Abreu, da Universidade de Brasília (UnB).

De acordo com o balanço trimestral divulgado na sexta-feira passada, os gastos de R$ 2,7 bilhões que a Petrobrás teve de abril a junho deste ano com os poços improdutivos contribuiu para o prejuízo líquido de R$ 1,3 bilhão no período. Desde o primeiro trimestre de 1999 que a empresa não tinha prejuízo.

Para o especialista da UnB, os resultados negativos dos 41 poços devem ter sido acumulados nos últimos anos [2]. A Petrobrás nega que isso tenha acontecido [3].

Na explanação a analistas, investidores e jornalistas realizada anteontem, a presidente Graça Foster e o diretor de Exploração e Produção, José Miranda Formigli, relataram que os poços foram perfurados entre 2009 e 2012, mas só no trimestre houve a conclusão de que a busca por óleo e gás deveria ser encerrada [4]. "41 é uma quantidade muito grande. Os poços vão sendo furados aos poucos. É estranho tanto poço seco assim. Se for isso mesmo, é ruim, porque demonstra uma falha de estratégia", afirmou Abreu, ex-geólogo da Petrobrás.

Um outro geólogo ouvido pelo Estado, que pediu para não ser identificado por trabalhar para empresa terceirizada pela Petrobrás, também fala da incredulidade dos especialistas em relação a tantos poços secos. Nunca, segundo ele, registraram-se tantos poços sem condições de comercialização. [5]

A ANP informou ontem que a comunicação por parte da petroleira sobre o fracasso na exploração deve ser feita em até 60 dias, no relatório de conclusão do poço. Já a descoberta tem de ser informada imediatamente pelos concessionários, conforme as normas da agência reguladora.

Como os funcionários da ANP estão em greve por tempo indeterminado, não foi possível, segundo a assessoria de comunicação social, verificar se os 41 poços malsucedidos já haviam sido registrados.

O balanço do segundo trimestre mostrou que a Petrobrás teve uma "concentração atípica" de poços secos, disse o diretor Formigli. As ocorrências estão vinculadas ao crescimento das explorações no que ele chamou de "novas fronteiras".

De acordo com o diretor de Exploração e Produção, esse patamar não deverá ser mantido nos próximos trimestres. Ele afirmou que não existe como baixar todos os poços em um determinado período.


Acumulo de 41 poços secos em 3 meses causa polêmica - Estado de S Paulo - 8 de agosto de 2012

[1] Não acho que tenha sido um erro estratégico. Parece que os poços já estavam secos e que somente agora a empresa efetuou a baixa contábil. Se isto for verdade, o nome para isto é fraude contábil
[2] Esta é a hipótese mais provável
[3] A empresa irá negar, pois isto caracterizaria fraude contábil.
[4] É muito estranho que isto tenha ocorrido de maneira acumulada. Geralmente a mudança de gestão de uma empresa tende a conduzir a um aumento nas baixas contábeis. Mas a atual gestão já está na empresa há meses.
[5] Se isto for verdadeiro indicaria que a empresa manipulou os dados contábeis

Foto: Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário