Translate

03 agosto 2012

Teorema de Coase


Ronald Coase propôs, há anos, um teorema sobre os custos de transação. Sua ideia foi realmente genial e tem profundas aplicações práticas. Através do conceito de custo da transação podemos entender a razão da existência de empresas no capitalismo moderno: é mais barato reunir uma linha de produção sob um mesmo teto do que cada trabalhador fabricar seus produtos de maneira individualizada, como ocorria no início do capitalismo com os artesões.

Um exemplo interessante (via aqui) envolveu o fabricante do uísque Jack Daniels e Patrick Wensink. Wensink fez um livro denominado Broken Piano for President.  A fotografia mostra a capa do livro e também o desenho que geralmente acompanha uma garrafa do uísque Jack Daniels.


O procedimento normal de uma empresa é entrar com uma ação na justiça, com pedido de indenização e a exigência da mudança da capa. Entretanto o custo de transação falou mais alto. O tempo até a ação ser julgada e os custos do processo de judicial fazem parte deste custo de transação. A empresa preferiu outra estratégia: escreveu uma carta para o autor, muito gentil, onde destaca as semelhanças e solicita que numa reimpressão a capa seja alterada. Mais ainda: caso o autor concorde em alterar já a capa, a empresa ajudaria no custo de fazê-lo.

A opção da empresa segue bem o teorema de Coase: o custo de transação de uma ação judicial é tão elevado que é preferível uma abordagem direta com o autor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário