Translate

29 setembro 2012

Banco Rural e Auditoria

A Ernst Young [1] deixou de ser a auditoria do banco Rural . Em balanço a ser publicado hoje com os resultados do primeiro semestre, o Rural terá como auditores a Fernando Motta & Associados, uma firma de pequeno porte de Minas Gerais.

Segundo João Heraldo Lima, presidente do Rural, a saída da Ernst  Young foi pedida pela própria auditoria. "Fomos trocados. Não trocamos de auditoria", diz Lima. Procurada pela reportagem, a Ernst Young não quis comentar o caso. Porém, segundo Lima, a empresa continua auditando o banco Rural Europa, que fica na Ilha da Madeira (Portugal) e é controlado pela instituição.

(...) Um dos pontos problemáticos apontados pela Ernst & Young refere-se à forma como o banco contabilizou a desistência no programa de anistia de débitos fiscais, o que teria deixado o resultado líquido do Rural R$ 29,5 milhões menor em 2011, com um prejuízo de R$ 112,7 milhões. A nova auditoria, a Fernando Motta, não incluiu esse item em sua ressalva, assim como alguns outros que foram pontuados pela Ernst  Young anteriormente. [2](...)


Ernst Young deixa de auditar balanço do Rural - 28 de Setembro de 2012 - Valor Econômico - Carolina Mandl

[1] A Ernst Young tem sido muito "azarada" nos escandâlos contábeis. Em 2010 questionamos se seria a nova Andersen.
[2] Um dos motivos que fazem com que uma empresa de auditoria atue de maneira correta é a defesa do "nome" no mercado. Claramente a EY possui mais "nome" que a empresa contratada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário