Translate

14 outubro 2012

Fato da Semana

Fato da Semana: Normatização do Ebitda 

Qual a importância disto? O Ebitda é um índice de análise de balanço de empresas. As companhias com ações negociadas no mercado acionário gostam de divulgar este índice, pois o seu resultado é maior que o chamado “lucro operacional”. Ou seja, se uma empresa possui resultado operacional ruim, mesmo assim é possível que seu Ebitda seja positivo. O problema é que cada empresa estava calculando seu Ebitda de maneira diferente; alguns, como é o caso da empresa aérea Gol, que estavam sendo “criativas”, usando Ebitda realmente diferentes. Para acabar com esta confusão, a Comissão de Valores Mobiliários decidiu normatizar o cálculo deste índice.

O fato torna-se relevante em termos da discussão sobre a relevância de regular cálculo de índices. Isto torna-se mais grave quando se sabe que o Ebitda é um índice com pouca informação: é uma invenção de empresas com desempenho ruim. Além disto, que conhece realmente finanças não usa “isto”. Será que não existe assunto mais importante para atrair a atenção da CVM?

Positivo ou negativo? – Negativo. Perde-se tempo com um índice com pouca utilidade prática, exceto para remunerar executivos ruins (vide Vivendi, empresa francesa) ou justificar desempenho ruins das empresas (Gol). Além disto, cria um precedente perigoso: será que a CVM irá regular como calculamos a liquidez corrente ou o endividamento?

Desdobramentos – As empresas podem calcular sendo a normatização, mas isto não coíbe que “outros” Ebitdas sejam inventados pelo mercado substituir este índice na sua principal finalidade: esconder desempenhos ruins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário