Translate

12 dezembro 2012

Convergência

Segundo Matt Kelly, num artigo para Compliance Week , “há sólidas, inteligentes e respeitáveis razões para que um país adote as IFRS, mas nenhuma delas se aplica aos Estados Unidos”. O texto de Kelly está baseado nas razões apresentadas recentemente por Julie Erhardt, da SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos.

Segundo Erhardt, alguns países podem adotar as normas internacionais para dar um “upgrade” na sua contabilidade. Apesar de não citar o Brasil, este seria o caso. Assim, em lugar de gastar energia desenvolvendo padrões contábeis sofisticados, a adoção das IFRS pode permitir o acesso rápido a padrões contábeis avançados. Entretanto, este não é o caso dos Estados Unidos, que possui um padrão contábil bastante avançado. Na prática, vários especialistas afirmam que as normas estadunidenses são mais avançadas que as normas baseadas em princípios do Iasb.

A segunda razão para adotar as normas internacionais é obter mais investimentos externos. De certa forma, as IFRS permitiram atrair capital ao tornar mais acessível e comparável as demonstrações contábeis. Obviamente este não é o caso do mercado de capital mais desenvolvido do mundo.

A terceira razão é simplificar o movimento de capital. A IFRS permite que uma empresa de um país emergente possa obter capital em outros mercados. Mas a maioria das empresas dos EUA fazem seus negócios no mercado interno.

Assim, nenhum dos três grande argumentos usados por Erhardt é válido para os Estados Unidos. Diante disto, Kelly conclui que a SEC não tem necessidade urgente de adotar IFRS rapidamente. E os Estados Unidos não quer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário