Translate

12 janeiro 2013

Fato da Semana

Fato: As manobras do governo para fechar suas contas

Qual a relevância disto? Uma empresa precisa gerar mais receita que despesa. Quando isto não ocorre, gera um prejuízo e seu acionista sabe que é uma situação que não pode perdurar por mais tempo, caso contrário a empresa morre. Do mesmo modo, o governo também necessita ter receita compatível com as despesas; caso contrário, ou aumenta os impostos ou reduz as despesas. Mas no mundo moderno, a geração de um superávit passou a ser visto como um sinal de uma boa gestão financeira das contas públicas.  E num mundo em crise, onde diversos países estão com dificuldade de fechar suas contas, passar a impressão de que um governo consegue ter receitas maiores que despesas é um sinal positivo.

O governo brasileiro aumentou substancialmente as despesas nos últimos anos. Também conseguiu arrecadar mais impostos. Mesmo assim, ao final do ano de 2012 as contas públicas apontavam um resultado negativo. Uma série de operações, realizadas nos últimos dias de dezembro, permitiu que o governo registrasse superavit. Entretanto, ficou claro para quem acompanha as finanças públicas, que foram malabarismos contábeis.

Para contabilidade, particularmente a contabilidade pública, fica uma imagem de algo manipulável. A representação fidedigna deixa de existir.

Positivo ou Negativo? Para a contabilidade, sem dúvida nenhuma negativo. Seria mais importante que prevalecesse o retrato mais fiel das contas públicas.

Desdobramentos - Esta é uma das situações onde os efeitos são de longo prazo. Principalmente reduz a credibilidade das contas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário