Translate

24 fevereiro 2013

Usando Métodos Quantitativos - Parte 1


A utilização de técnicas quantitativas é cada vez mais relevante. Felizmente nos dias de hoje temos uma série de ferramentas que permitem ao individuo comum não fazer feio. Nesta postagem iremos mostrar como usar um editor de texto.

Em alguns textos é pode aparecer a necessidade de escrever algo mais próximo de uma notação matemática. Tem sido comum, no entanto, que a anotação dos termos seja muito simplória. Isto, naturalmente, depõe contra o autor do texto. Seja o exemplo de escrever a raiz quadrada de 16. Uma maneira de escrever isto é fazendo a seguinte associação: raiz quadrada é o mesmo que elevar o número a 0,5. Assim, usando um editor de texto como o Word, poderíamos escrever da seguinte forma:

16 0,5

Agora basta fazer com que o “0,5” esteja sobre-escrito. No Word é necessário usar em fonte a função correspondente. Na minha versão do Word isto está destacado, conforme aparece na figura a seguir:

Marcando com o mouse o “0,5” e clicando no “xis” elevado a dois o resultado seria
16 0,5

No entanto, algumas notações matemáticas não ficam boas quando se usa estes recursos. O Word possui uma função que permite inserir fórmulas matemáticas de maneira fácil e o resultado é muito bom. Nas versões antigas do programa isto estava dentro de “inserir” “objeto”; depois era necessário escolher “Equation”. Na minha versão é muito mais fácil: aparece no canto direito da aba “inserir” com a denominação “Equação”.
Para inserir a raiz quadrada basta clicar no “PI” da figura acima. Irá aparecer uma grande gama de possibilidade, entre os quais o “radical”. Escolha o formato que será usado:
É possível, com esta função, fazer somatórios, matrizes, potencia e outras simbologias matemáticas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário