Translate

23 março 2013

Preço de uma Empresa

Breaking Bad é uma das melhores séries da televisão. O programa estreou em 2008 e já possui cinco temporadas merecidamente premiadas. A história ocorre em Albuquerque e trata do professor de química do ensino secundário Walter White. White tem um diagnóstico de câncer do pulmão e decide produzir e vender metanfetaminas. Na quarta temporada, sua esposa - uma contadora - decide ajudá-lo a "lavar" o dinheiro que ele recebe com o comércio ilegal. Para isso, ela decide comprar um lava a jato.

No segundo episódio da quarta temporada Skyler, a esposa de White, decide falar com o dono do lava a jato escolhido:

Skyler: Então, com isso em mente, há algum valor que possa citar? Um que seria adequado.
Dono: Dez milhões.
Skyler: Bem, vamos tentar 879 mil.
Dono: De onde tirou esse número? Do seu traseiro?
Skyler: Num dia comum você atende 19 carros por hora. Extrapolando, somei os lucros extras pelos polimentos e limpeza interna, deduzi despesas, salários, manutenção, taxas de operação e depreciação que obtive de estabelecimentos comparáveis, me dando uma estimativa do seu fluxo de caixa anual, ao qual apliquei o multiplicador padrão da indústria e adicionei o preço de mercado da sua propriedade, me dando uma estimativa total de 829 mil, na qual generosamente adicionei 50 mil para não insultá-lo. (Tradução: Unitedteam)

Esse é um excelente e riquíssimo exemplo de avaliação de uma empresa. Mas o dono não aceitou vender o que fez com que, no episódio seguinte, Skyler e White armassem um plano para desvalorizar o lava a jato. Bastou uma denúncia fraudulenta de um problema ambiental para, então, o dono decidir vender a empresa.

Skyler faz, no episódio, uma típica avaliação de pequena empresa. Apesar de retirar depreciação para obter o fluxo de caixa (mas não somá-la depois), a senhora White utiliza seus conhecimentos para fazer uma estimativa do valor a partir de múltiplo adotado no setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário